O Troféu

O Troféu Nelson Galina foi instituído em 1993 pela Acic para homenagear lideranças de todos os setores da atividade humana que colaboraram de forma efetiva e decisiva para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município e que, pelo seu exemplo, contribuíram e contribuem para estimular e elevar o desenvolvimento e a representatividade da classe empresarial de Chapecó.

Os requisitos observados para a votação devem ser: espírito empreendedor, arrojo nas iniciativas, liderança, probidade, justiça, inovação tecnológica ou administrativa, participação comunitária e responsabilidade social.

Quem foi
Nelson
Galina?

O troféu Nelson Galina, entregue anualmente ao Empresário do Ano, homenageia Nelson Antônio Galina, falecido tragicamente aos 47 anos de idade, vítima de acidente de trânsito no dia 14 de abril de 1993, na cidade de Chapecó. Era um líder em ascensão a quem estavam reservados importantes papéis nas áreas pública e empresarial.

Nelson foi um dos mais dinâmicos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (1990/92). Nasceu em 1946, em Tangará, fez o curso ginasial em Chapecó e formou-se em Administração na Escola Superior de Administração e Gerência (Esag), em Florianópolis. Como administrador, ao lado do pai, Arduino e do irmão Ricardo, conduziu o processo de ampliação e modernização da empresa na condição de diretor administrativo.

Teve intenso envolvimento comunitário como tesoureiro da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, diretor social do CRC, coordenador da comissão social da Efapi em 1973 e 1979, professor titular de Introdução à Administração da Fundeste, diretor da Associação Chapecoense de Futebol, diretor do Conselho Deliberativo da Acic, tesoureiro da Câmara Júnior de Santa Catarina e um dos coordenadores da construção do Kartódromo de Chapecó.

Foi vereador e secretário de indústria e comércio da Administração Municipal de Chapecó, secretário da Sucesu/SC - Sociedade dos Usuários de Informática e membro da Câmara de Comércio SC/Argentina.

Participou da Diretoria da APAE, foi coordenador regional da Facisc, presidente da Comissão de Negociação do Sindicato do Comércio Varejista e delegado regional da Sucesu. Filho de Etelvina e Arduino Galina, era casado com Elizabete Barella Galina com quem teve dois filhos.

ACIC Chapecó
Av. Getúlio Vargas, 1.748-N
Cep: 89805-000, Chapecó/SC
49 3321 2800
Apoio Institucional