Edições Anteriores

2020

Em um ano atípico, marcado por uma pandemia e uma sucessão de crises que afetaram o mundo todo, a ACIC inovou e emocionou a todos na hora de prestar sua tradicional homenagem ao Empresário do Ano, reconhecendo a todos os seus associados como merecedores da premiação.


Sem dúvida, uma atitude mais do que justa com todo o meio empresarial que tanto trabalhou e contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade. É, também, um grande incentivo para que todos sigam em frente, transformando e consolidando a sociedade chapecoense em um exemplo da busca continuada pelo desenvolvimento.

O empresário do ano 2020 é você. Sou eu. Somos todos nós!
Clvis Afonso Spohr (2019)

Clóvis Afonso Spohr (2019) (2019)

Clóvis Afonso Spohr é natural de Alecrim (RS). É engenheiro civil pela Universidade Federal de Santa Maria, pós-graduado em Projeto e Análise de Estruturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em convênio com a Unoesc Chapecó e tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, em convênio com o Senac Chapecó. Dirige as empresas Dimensão Artefatos de Cimento, Dimensão Engenharia e Construtora, Dimencor e Dimensão Incorporações. Participa das entidades Sinduscon, Rotary e programa Verde Vida CDL. É o atual preside a CDL Chapecó.

Flvio Pasquali

Flávio Pasquali (2018)

Flávio Pasquali é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi conselheiro, diretor financeiro adjunto e vice-presidente da ACIC, presidente do Conselho Deliberativo da ACIC, vice-presidente e diretor financeiro do Sindiplasc, é membro da Socioeste e da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC).

Neloir Antnio Tozzo

Neloir Antônio Tozzo (2017)

O diretor da Distribuidora Nilo Tozzo, Neloir Antônio Tozzo, foi eleito Empresário do Ano 2017. Nico Tozzo tem 59 anos de idade, é natural de Chapecó e tem formação superior em Administração de Empresas. Casado com Cleusa Aparecida Tozzo e pai de André e Natália. Ocupou cargos em entidades empresariais e comunitárias. Atualmente, é diretor vice-presidente do Sicom e presidente do Conselho Empresarial de Chapecó (CEC).

Gilson Vivian

Gilson Vivian (2016)

O chapecoense Gilson Vivian é diretor presidente do Grupo GV, da Inviolável Segurança 24 Horas, da Lupa Serviços e da Lupa Segurança LTDA. É sócio da Seedcap Participações LTDA e da Três Digital e sócio investidor da Duon Microelectronics SA e da Giulietta Cafés. Membro do Conselho Gestor e presidente do Conselho Deliberativo da Associação Chapecoense de Futebol, docente da Fundação Logosófica de Chapecó e membro da diretoria do Programa Viver. Gilson Vivian tem 51 anos, é casado com Vânia Regina Giacomelli Vivian e pai de Carolina e Arthur. Formado em Administração de Empresas, concluiu cursos de especialização em Marketing e em Direito e Negócios.

Sandro Pallaoro

Sandro Pallaoro (2015)

O paranaense de Pato Branco começou a trabalhar em empresas da família aos 14 anos de idade. Aquele responsável office boy logo despontou como um possível administrador. Em 1994 assumiu a Cantu Alimentos, em Chapecó, e assim começou a história com o oeste catarinense. Apesar da dedicação à administração da distribuidora de frutas de um primo, a paixão pelo futebol e o sonho de ser um jogador sempre o acompanharam. Foi esse sentimento que aproximou Pallaoro da Associação Chapecoense de Futebol e em 2008 aceitou o convite para presidir o clube. Seis meses depois ele abriu a própria empresa, a Pallaoro Distribuidora de Frutas.

Confira as fotos desta edição

Josias Mascarello

Josias Mascarello (2014)

Josias Mascarello tem 61 anos de idade, natural de Chapecó, é engenheiro civil formado pela PUC de Porto Alegre. Dirige a Catarinense Construtora e Incorporadora, casado com Vera de Marco Mascarello. Pai de Conrado e Fabiana. É 1º vice-presidente da ACIC na gestão 2014/2015. Presidiu a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Oeste de Santa Catarina. Sócio-fundador e presidente do Sinduscon, comandou o Conselho Empresarial Chapecó os Conselhos Deliberativo e Consultivo da ACIC e o Country Club Chapecó.

Confira as fotos desta edição

Mrio Lanznaster

Mário Lanznaster (2013)

Quatrocentos empresários participaram da etapa final do Empresário do Ano 2013, na qual foi vencedor o presidente da Coopercentral Aurora Alimentos, Mário Lanznaster. A outorga ocorreu nessa quinta-feira, no Clube Recreativo Chapecoense (CRC).

Confira as fotos desta edição

Jos Tessari

José Tessari (2012)

Tessari tem 66 anos de idade, é casado com Mara Dal Vesco. Pai de Calina, Verônica e Gisele Tessari. Ele é diretor da empresa Rotesma Artefatos de Cimento Ltda. Graduado em Administração de empresas. Pós-graduado em Marketing Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e diretor da Associação Comercial e Industrial de Chapecó e de outras entidades do setor.

Confira as fotos desta edição

Nelson Eiji Akimoto

Nelson Eiji Akimoto (2011)

Graduado em engenharia elétrica pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Unesp e pós-graduado em desenvolvimento gerencial pela Unochapecó, Akimoto tem 47 anos de idade. Nasceu em Novo Horizonte (SP). É filho de Eiti Akimoto, de nacionalidade japonesa que chegou ao Brasil aos nove anos, e Mitsuko Sato Akimoto, natural de Guararapes, interior de São Paulo. É casado com Édina T. Jahn Akimoto, com quem teve dois filhos: Thales Akimoto (18 anos, cursando engenharia elétrica) e Amanda Akimoto (12 anos). Akimoto iniciou a carreira profissional como engenheiro eletricista na empresa Tecmon Engenharia e Comércio Ltda, de São Paulo, em 1988. Após processo seletivo, transferiu-se para Chapecó para atuar no departamento técnico-operacional da Sadia Concórdia S.A., em agosto de 1988. Em 1992, juntamente com o colega e amigo Mauro Tiecher, criou a NORD Tecnologia em Eletrônica Ltda, que mais tarde se transformou na NORD Automação Industrial S.A., e hoje NORD Electric S.A.

Confira as fotos desta edição

Marcos Antonio Moschetta

Marcos Antonio Moschetta (2010)

Marcos Antonio Moschetta. Idade: 50 Anos. Diretor da empresa Brasão Supermercados. Casado com Jaqueline Moschetta. Graduado em Economia e Administração de empresas. Diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Chapecó. Membro do Conselho Fiscal da Associação Catarinense de Supermercados.

Confira as fotos desta edição

Romeu Bet

Romeu Bet (2009)

Bet tem 65 anos de idade, é líder cooperativista, empresário e produtor rural, foi o primeiro prefeito do município de Planalto Alegre, é presidente da Cooperativa Regional Alfa e membro do Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).

Confira as fotos desta edição

Milton Sordi

Milton Sordi (2008)

O engenheiro civil Milton José Sordi foi vice-presidente do Conselho Deliberativo da Acic, ex-presidente e membro do quadro diretivo do Sinduscon. Em 1994 fundou a Santa Maria Engenharia, em Chapecó, ingressando no setor de construção e incorporação de imóveis. Em 1997 constituiu a Santa Maria Imóveis para atuar em vendas e locação de imóveis. Nesse período entregou mais de 800 imóveis. Considera a credibilidade o maior patrimônio de uma incorporadora, que precisa transmitir solidez. Se não houver confiança e credibilidade, o investidor não colocará seu dinheiro para receber o imóvel em dois ou três anos. Por isso, adota uma linha conservadora de atuação empresarial.

Confira as fotos desta edição

Srgio Utzig

Sérgio Utzig (2007)

Graduado em Administração de Empresas pela Unoesc, 55 anos, casado, pai de três filhos, é proprietário da Difrisul Distribuidora de Frios Sérgio Utzig e da Difrisul Logística. Teve intensa atuação nas entidades empresariais de Chapecó. Presidiu a Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Consultivo da Acic. Dirigiu várias entidades sociais de Chapecó, como o Canecos Futebol Clube, o Clube Cachenerê, a Câmara Júnior de Chapecó e a Cooperativa dos Transportadores do Oeste de Santa Catarina - COTRAOCA.

Confira as fotos desta edição

Bento Zanoni

Bento Zanoni (2006)

Ativo participante de entidades empresariais de Chapecó, Zanoni, 54 anos, casado, é técnico agrícola e graduado em Administração e Marketing. É presidente da Edege Equipamentos Agropecuários e vice-presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav). Recentemente assumiu a vice-presidência da Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina (Facisc). Ocupou cargos de direção na Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), no Sindicato das Empresas Metalúrgicas e do Material Elétrico de Chapecó (SIMMEC) e na Associação de Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (ATASC).

Confira as fotos desta edição

Valdir Luiz Sperandio

Valdir Luiz Sperandio (2005)

Diretor das empresas Bondio Alimentos e Sperandio S/A, Valdir Luiz Sperandio, é formado em Direito pela UFSC e defende um conjunto de reformas nas áreas trabalhista, tributária e eleitoral para ampliar as condições de empregabilidade e estimular o desenvolvimento econômico.

Gelson Dalla Costa

Gelson Dalla Costa (2004)

Técnico em agropecuária, diretor proprietário da Apti Alimentos de Chapecó, presidiu o Núcleo Oeste da Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina, foi conselheiro da Associação Chapecoense de Futebol, membro do Conselho Deliberativo da Acic, foi diretor de Desenvolvimento Industrial e já ocupou o cargo de vice-presidente da Acic. Desenvolve programa empresarial de apoio aos esportes e à cultura.

Dav Barella Dvi

Daví Barella Dávi (2003)

Graduado em Direito, empresário, corretor de imóveis e advogado, diretor-proprietário da Imobiliária Nostra Casa Ltda., sócio-gerente da Construtora e Incorporadora Nostra Casa Ltda., delegado regional do CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, vice-presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem da Acic, fundador e membro da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário. Foi procurador do Estado de Santa Catarina na pasta da Fazenda Pública, diretor da OAB e do Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis de SC.

Claudio De Marco

Claudio De Marco (2002)

Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Contabilidade gerencial, diretor administrativo da Morandini de Marco S/A, foi presidente da Acic na gestão 2000/2001, membro do Conselho Deliberativo da Acic, membro do Conselho de Administração da Câmara de Mediação e Arbitragem e membro da Diretoria da Fundação Empresarial e Tecnológica de Chapecó.

Amauri Battiston

Amauri Battiston (2001)

Diretor administrativo dos Supermercados Celeiro, farmacêutico e bioquímico pela UFSC e especialista em Administração pela Unoesc. Vice-presidente regional da ACATS (Associação Catarinense de Supermercados) e membro do Conselho Deliberativo da Acic, conselheiro da Apae. Foi um dos fundadores do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Chapecó, colaborador do Projeto Verde Vida e um dos coordenadores da implantação do Ecoparque. Presidiu a Acic em 1996/1997, liderou a implantação do Prodec Agroindustrial em Santa Catarina, consolidou a implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e idealizou a Campanha Voto pelo Oeste, visando ampliar a representatividade política da região junto aos parlamentos estadual e federal.

Ivan Tozzo

Ivan Tozzo (2000)

Diretor Administrativo da empresa Tozzo & Cia Ltda, que atua nos ramos de atacado/distribuidor, cerealista, agropecuária e transportes. Apoiador de atividades sociais comunitárias, foi um dos sócios fundadores e tesoureiro do Automóvel Clube de Chapecó. Ainda na área esportiva, contribui de forma constante em várias modalidades como o futebol de salão, kart e judô.

Edemar Magro

Edemar Magro (1999)

Graduado em Administração e pós-graduado em Qualidade & Produtividade. Foi diretor vice-presidente da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos. Presidiu a Associação dos Administradores do Oeste de Santa Catarina. Foi vice-presidente da ACIC. Dirigiu dezenas de entidades sociais do município. Foi um dos mentores do ENRA – Encontro Regional de Administradores e Empreendedores. Atuou como vice-coordenador da Mercoagro, a Feira Internacional de Processamento e Industrialização da Carne. É Senador da Câmara Júnior Internacional. Realizou viagens de estudos à Alemanha, Noruega, Dinamarca, Holanda, Espanha, Portugal, Itália, Inglaterra, França e Estados Unidos da América, entre outros países.

Erico Tormem

Erico Tormem (1998)

Érico Tórmem é sócio-gerente da Fibratec. Iniciou na agricultura, entrou para o ramo empresarial em 1982, com uma revenda de peças de tratores. Em 1987 deu início às atividades da Fibratec e, além da empresa, investe no melhoramento genético de ovinos e suínos. Participou da fundação da Associação Catarinense de Avicultura e, depois, do Sindicato dos avicultores. Foi por três vezes conselheiro da ACIC e assumiu a vice-presidência do Conselho.

Sueli De Marco

Sueli De Marco (1997)

Suely Pedrina Bellei De Marco, natural de Chapecó, é empresária do comércio nas áreas de concessionária de automóveis, consórcios e administração de imóveis. Atualmente, é diretora-presidente da concessionária Irmãos De Marco S. A, empresa chapecoense com mais de 50 anos de atividade.

Aury Bodanese

Aury Bodanese (1996)

(in memorian) Presidente da Cooperativa Regional Alfa Ltda. desde sua fundação (29 de outubro de 1967); primeiro presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense Ltda., na gestão 1969/1972, também na gestão 1983/1987, 1987/1991, 1991/1995 e 1995/1999; vereador de Chapecó, no período de janeiro de 1967 a janeiro de 1971 e diretor da Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina); fundador em 1975, e presidente até 1981 da Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina); fundador da Associação Atlética e Recreativa Alfa (AARA), em agosto de 1975 e da Sociedade Esportiva e Recreativa Aurora em março de 1979; membro do Conselho Consultivo da Embrapa; conselheiro fiscal da Associação da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina; fundador da Cooperativa de Consumo dos Funcionários da Coopercentral e Cooperalfa; fundador da Credialfa ­ Cooperativa de Crédito dos Associados da Cooperalfa.

Joaquim Nri

Joaquim Néri (1995)

Empresário do setor de confecções, foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), membro do Conselho Fiscal do Sicom e vice-presidente da Federação dos Lojistas de Santa Catarina, por duas gestões. Presidiu o Clube Recreativo Chapecó, foi um dos fundadores do Country Club e da Sociedade Amigos de Chapecó, conselheiro da Associação Chapecoense de Futebol e presidiu, em quatro oportunidades, a Comissão de Indústria e Comércio da Efapi. Foi um dos fundadores da Apae.

Plnio De Ns Filho

Plínio De Nês Filho (1994)

Vice-presidente e presidente da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos. Presidiu o Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina e outras instituições do setor. Foi presidente do Conselho Deliberativo da Acic. Grande incentivador dos esportes, patrocinou inúmeras modalidades esportivas. Recebeu várias comendas nacionais.

Antnio Rebelatto

Antônio Rebelatto (1993)

Proprietário da Cervejaria Kilsen de Chapecó, foi diretor, vice-presidente e presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), vice-presidente da CACB – Confederação das Associações Empresariais do Brasil, conselheiro do Sebrae e do Prodec (Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense). Presidiu a FACISC nas gestões 2001/2003 e 2003/2005, períodos nos quais implementou forte programa de saneamento e modernização da Federação.