O Troféu

A premiação foi criada em 1993 pela ACIC para homenagear lideranças de todos os setores que colaboraram para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Chapecó, bem como da sua classe empresarial.


O vencedor de cada edição recebe o troféu Nelson Galina, e é sempre um empresário reconhecido em votação por seu espírito empreendedor, arrojo nas iniciativas, liderança, probidade, justiça, inovação tecnológica ou administrativa, participação comunitária e responsabilidade social.

Quem foi Nelson Galina?

O troféu concedido pela ACIC ao Empresário do Ano é uma homenagem a Nelson Antônio Galina, uma liderança de crescente destaque nos meios público e empresarial da nossa cidade até o seu falecimento, em 1993.


Nelson foi um dos mais dinâmicos presidentes da ACIC (1990/92). Nascido em Tangará, em 1946, era filho de Etelvina e Arduino Galina, e foi casado e teve dois filhos. Fez o curso ginasial em Chapecó e formou-se em Administração na Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG), em Florianópolis.


Como Administrador, ao lado do pai e do irmão, Ricardo Galina, conduziu o processo de ampliação e modernização da empresa na condição de Diretor Administrativo.


Como Tesoureiro da ACIC, teve ainda intensa participação na comunidade como:

  • Diretor Social do CRC;
  • Coordenador da Comissão Social da EFAPI em 1973 e 1979;
  • Professor titular de Introdução à Administração da Fundeste;
  • Diretor da Associação Chapecoense de Futebol;
  • Diretor do Conselho Deliberativo da ACIC;
  • Tesoureiro da Câmara Júnior de Santa Catarina e um dos Coordenadores da construção do Kartódromo de Chapecó.

Foi também Vereador e Secretário da Indústria e Comércio da Administração Municipal de Chapecó, Secretário da SUCESU/SC - Sociedade dos Usuários de Informática, e membro da Câmara de Comércio SC/Argentina.

Participou da Diretoria da APAE, foi Coordenador Regional da FACISC, Presidente da Comissão de Negociação do Sindicato do Comércio Varejista e Delegado Regional da SUCESU.